VINHOS BIODINÂMICOS E ORGANICOS
Os Biodinâmicos ( conceito criado por Rudolf Steiner em 1924)
São vinhos produzidos à partir de preparações do solo e da planta em seu habitat natural, usando compostos de origem vegetal, animal e mineral ( parte biológica).
A aplicação destes compostos são feitas em épocas precisas respeitando muito as influências astrais e os ciclos da natureza ( parte Dinâmica).
Os vinhos Orgânicos (De Origem européia com data inicial por volta de 1920.)
Nos vinhedos orgânicos não são permitidos o uso de fertilizantes e defensivos químicos e também proíbe o uso de organismos modificados geneticamente, porém, é permitido o uso moderado de enxofre e de calda bordalesa (sulfato de cobre cal e água).
O vinhedo para ser convertido em orgânico no na América do Sul precisa ser preparado sem química entre 3 a 5 anos e na Europa, cerca de 10 anos. Entendendo que isso independe do país e legislação, o solo leva um tempo médio real para sofrer esta transformação de 8 anos ou seja, qualquer produtor que queira produzir vinhos organicamente precisa ser muito sério e não só rotular o vinho ou parar com a química em algumas colheitas. Isso encarece o vinho na mesa do consumidor , segundo os estudos feitos, de 20% a 30% em relação aos vinhos normais por causa da produção, neste tipo de produção exige uma série de cuidados maiores.
Constatei nesta pesquisa que muitos produtores produzem os vinhos de forma orgânica, cobram mais caro, alguns tem o certificado, mas não rotulam o vinho (não existe obrigatoriedade de colocar no rótulo) com receio de que isso vai inibir as vendas pela falta de conhecimento dos consumidores do conceito, sendo que isso acontecerá na hora em que eles lerão a palavra “orgânico”.
O Selo e ou Certificado
Na Europa o selo pode ser adquirido pelos produtores após a constatação do tratamento do solo e do sistema de cultivo e vinificação, ou seja, não existe um órgão que controla isso como uma legislação de “DOC´S”. Então produtor prepara o vinhedo durante alguns anos, vai no governo adquiri o selo, paga e eles analisam, se está de acordo recebe o selo.
No Novo Mundo de uma forma geral já existem órgãos mais organizados para isso, mas também o selo é comprado. No Brasil especificamente o selo é o mais seguro, pois não existem meios de compra, mas sim, o mérito do trabalho, ou seja, o produtor prepara o solo e é acompanhado para receber o selo .
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home