Dez passos para o sucesso...
1- Sua carreira é seu negócio
“Entenda que carreira é uma coisa e emprego é outra”, explica Lenyta. A diferença existe pelo fato de que carreira é a nossa empresa e precisamos cuidar dela para que sempre prospere. “Quem administra sua vida profissional busca empregos melhores, empresas mais estruturadas e que possibilitam o crescimento”, explica Lenyta. Já emprego é onde fazemos parte de uma corporação. Deve-se ter em mente que, mesmo quando possui um bom emprego, a evolução da carreira não pode parar. Ficar sentada esperando a banda passar dificilmente vai te levar a alguma promoção! “O profissional que entra na ‘zona de conforto’, na estagnação, está fadado a perder o emprego”, alerta Lenyta. E a carreira!
2- Invista na formação
“Esse tipo de investimento deixa o profissional sempre pronto para assumir novas posições e novas responsabilidades em eventuais promoções”, afirma Mirian Zacareli, executiva e consultora de RH. “É claro que a prática ensina muitas coisas. No entanto, uma boa base teórica só vai acrescentar mais qualidade ao profissional”, garante Esther Diego, sócia-proprietária da Agilitté Consulting, empresa de assessoria em gestão de carreira. Você pode optar pela pós-graduação, pelos MBAs, cursos de idiomas etc. Pesquisas comprovam que quanto maior o nível de instrução, maior o salário. Mas focar só na sua área não vale! Hoje, é preciso ser completa. “Aprofunde-se não só no que diz respeito à sua área de atuação, mas também nas tendências do mercado em geral. Esse é um ponto em que muitas pessoas pecam”, alerta Lenyta Diniz.
3- Desenvolva habilidades de relacionamento
Nem sempre os executivos de sucesso tiveram as melhores notas ou avaliações nos bancos escolares. “A inteligência emocional pesa muito na obtenção de bons resultados”, entrega Mirian Zacareli. Ela conta que os grandes líderes sabem lidar muito bem com várias situações e comportamentos das pessoas, transformando os problemas em soluções e as dificuldades em oportunidades para crescimento. Resultado? Equilíbrio da equipe. “De nada adianta ter alguém supercompetente, bem preparado, se ele não consegue lidar com as pessoas ao seu redor. Como esse profissional será promovido a cargos de chefia se não sabe tirar o melhor de seus colegas, de seus subordinados, por pura inabilidade no trato com essas pessoas?”, indaga Esther Diego. Quanto à hierarquia empresarial, respeite-a, mas não tenha medo dela, pois esse sentimento bloqueia a comunicação.
4- Espírito de equipe!
“Se para quem não tem grandes pretensões o trabalho em equipe é importante, imagine para quem deseja alçar grandes vôos!”, provoca Esther Diego. Segundo ela, saber se relacionar é fundamental, porque ninguém trabalha nem alcança o sucesso sozinho. “No mundo globalizado, com empresas brasileiras expandindo seu capital para o exterior e multinacionais atuando no Brasil, é fundamental ter espírito de equipe, respeitando as diferenças tanto de cultura quanto de comportamento”, explica Esther. Ou seja, o espírito de equipe vem ganhando uma dimensão muito maior que apenas aquele grupo de trabalho do seu setor, já que os seus colegas poderão estar espalhados por vários países. “Conseguir lidar com isso com certeza é um ponto a favor de quem deseja crescer profissionalmente”, garante.
5- Mantenha uma rede de relacionamentos ativa.
Ter um bom networking nos deixa sempre antenados com as tendências de mercado e também abre portas para novas perspectivas profissionais.
6- Identifique o seu espaço, respeitando o alheio
Em todos os setores da vida precisamos respeitar o outro e seu espaço. No trabalho, não é diferente. É preciso reconhecer sua importância e fazer o melhor para ser reconhecido sem prejudicar o outro, agindo com ética em relação aos seus colegas, superiores e até concorrentes (e se um dia você estiver do outro lado?). Preze pela boa conduta, flexibilidade e evite fofocas.
7- Use o marketing pessoal
Saber se promover e reconhecer o seu próprio valor são fatores importantes para a ascensão profissional. Mas é preciso ter cuidado para não errar na dose! “Quem exagera no marketing pessoal pode ser visto como esnobe, arrogante ou, pior, como aquele falastrão da empresa. Outro cuidado necessário é não vender aquilo que você não pode entregar”, aconselha Esther Diego. Afinal, de nada adianta o profissional fazer uma enorme propaganda de si mesmo, dizendo que faz e acontece, se na hora H ele não tiver competência para realizar o trabalho. “Isso pode queimá-lo de tal maneira que acaba prejudicando todo o desenvolvimento de sua carreira”, alerta Esther.
O bom senso na hora de se vestir também faz parte do pacote. “Você está sempre sendo notada por alguém. Portanto, esteja bem apresentável, com roupas discretas e básicas, pronta para qualquer ocasião que surgir durante ou após o expediente de trabalho”, recomenda Mirian Zacareli.
8- Desenvolva qualidades
Trabalhe a criatividade, inovação e seja arrojada. “Só cresce quem está aberta a desafios, mostra novas idéias e soluções”, garante Lenyta Diniz. Para isso, fazer um exercício de autocrítca é importante. “Uma análise do que tem que ser feito comparada com os resultados esperados poderá ajudar a realinhar os esforços para melhorar o desempenho”, explica Mirian Zalcareli. “Estamos falando, também, de aprender com os erros cometidos, com a rotina do trabalho e não só com cursos formais. Quem quer crescer profissionalmente tem que ter humildade para reconhecer que não sabe tudo e que vivemos um aprendizado constante – ainda bem!”, brinca Esther Diego.
9- Mostre interesse
Entusiasmo e interesse são as molas que movem o profissional que quer ascender na carreira e os empresários estão de olho nessas pessoas. “Quem não vai querer alguém assim em sua empresa?”, ingada Esther. O profissional interessado tem muito mais chances de se destacar, de ganhar uma promoção, do que aquele que não demonstra qualquer tipo de excitação pelo trabalho. Como demonstrar interesse? Conhecendo os concorrentes da empresa, investindo em cursos de aprimoramento, procurando sempre fazer um trabalho de qualidade e por aí vai. “Mas falar que demonstrar entusiasmo é fazer hora extra é exagero”, diz Esther. “Acredito que a pessoa interessada não se importará de fazer hora extra quando for necessário, mas o interesse dela estará mais focado em realizar o trabalho dentro dos prazos”, finaliza.
10- Busque qualidade de vida
Dedique pelo menos uma hora do seu dia a você! “Faça um exercício físico, equilibre a vida pessoal com a profissional, não sinta remorso por se dedicar à leitura de um livro ou por sair com os amigos ao invés de fazer aquele trabalho que levou para casa”, pondera Lenyta Diniz. Um profissional revitalizado, com a saúde física e mental em dia, produz muito mais. Muito trabalho não significa produtividade! Normalmente, para se manter o alto nível de interesse no trabalho, é preciso respirar outros ares, se dedicar a outros setores da vida. Senão esse entusiasmo pode cair muito por causa do estresse.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home